terça-feira, 7 de abril de 2009

Sindrome SAPHO

A síndrome SAPHO foi descrita pela primeira vez em 1987 por Chamot et al(1) para designar um grupo de desordens com manifestações osteoarticulares e dermatológicas associadas. A sigla SAPHO representa os maiores achados: Sinovite, Acne, Pustulose, Hiperostose e Osteíte. Pode ocorrer em qualquer idade, com início principalmente em crianças e adultos jovens.
O envolvimento cutâneo é caracterizado tipicamente por pustulose palmoplantar e acne severa ou conglobata, mais comumente em face e dorso, podendo ou não estar presentes no momento da descoberta das lesões esqueléticas.
Não há tratamento específico para a síndrome SAPHO. A terapêutica utilizada envolve principalmente analgésicos e antiinflamatórios não-esteroidais. Outros agentes podem ser usados, incluindo metotrexato, corticosteróides orais, colchicina, sulfassalazina, ciclosporina e anti TNF-a(4,7).
Outra opção que vem sendo relatada é o pamidronato, um bisfosfonato de segunda geração que inibe a reabsorção e o remodelamento ósseos com significativas propriedades antiinflamatórias